sábado, 13 de dezembro de 2008

Projecto máscara de gesso

Tema: máscara de gesso

Objectivo: inspiração da mascara num quadro de um pintor

Formato de apresentação: máscara em gesso e respectivo relatório

Calendarização: entrega da máscara a 12 de Dezembro e respectivo relatório a 13 de Dezembro

Nome da mascara: ”jardim”

Pintor escolhido para a inspiração da máscara: Van Gogh



Material

Construção da mascara:

Saco plástico do lixo
Nívea
Água morna
Gaze com gesso
Rolo de papel de cozinha
Cola branca


Decoração da máscara:

Papel de cozinha
Tintas: preto; branco; e cores primárias
Pincéis
Tesoura
Guardanapos
Arame
Linha
Cola UHU


Etapas da construção:

- Criação da máscara –

A primeira fase foi criar a máscara.

Começa-se por fazer um buraco no saco do lixo de modo a caber a nossa cabeça e fazer com que o resto do corpo fique protegido de algum gesso que possa ser derramado.




Depois enche-se a cara com uma camada de nívea e começa-se a colocar as fitas da gaze com gesso bem esticadinhas, que antecipadamente foram humedecidas em água morna. De forma a revestir a cara toda, e com algumas camadas para se conseguir uma máscara com alguma dureza.





De seguida retira-se a máscar e deixa-se secar bem.Todas as máscaras foram feitas coma a ajuda da professora e de todas os elementos da turma, que foram buscar agua, cortaram a gaze com gesso em fitinhas, tiraram fotografias uns aos outros…


Numa fase posterior decorreu-se ao revestimento da máscar com papel de cozinha e cola branca. Isso vai dar mais alguma resistência á máscara e se o papel for bem esticadinho de maneira a que não fiquem encorrilhas, ela vai ficar com um aspecto muito mais bonito.Deixa-se secar muito bem e já se pode passar á fase seguinte.- Pesquisa -Através da Internet, tivemos que pesquisar quadros de pintores para escolhermos algum/s e inspirar-mos neles a nossa máscara.Ao fim da visualização de vários quadros decidi-me por Van Gogh.




- Quadros escolhidos –




- Desenho -Depois de algumas hesitações surgiu o desenho no quadro da sala de aula. Comecei a pensar como iria começar, os materiais que seriam utilizados e como iria ficar a minha máscara.






- Decoração da máscara –

-Comecei por elaborar os nenúfares no lado esquerdo da face com papel de cozinha e cola branca da seguinte maneira: cortei o papel em bocadinhos pequeninos e misturei com cola para amolecer, depois com a ajuda do bico de madeira do pincel, ia colocando os bocadinhos do papel e dando forma as pétalas dos nenúfares.




- Depois pintei o resto da máscara de azul com verde a mistura para dar a ideia da água onde os nenúfares estão plantados.

- De seguida pintei os nenúfares nos tons de amarelo branco e rosa e com alguns brilhantes prateados.

- Sucederam-se as flores construídas em arame (para fazer o tronco) guardanapos (para fazer as flores) tecido e linha verde (para fazer as folhas) outras linhas (para revestir os troncos das flores. Pintei as flores, uma em rosa, duas em azul e outras em branco com nuances amarelas e rosas. E ai com a tinta fresca polvilhei as flores com brilhantes prateados que obviamente ficavam logo fixados as pétalas.



- Depois, a volta do nenúfar criei as folhas, com círculos e uma abertura em cada (abertura essa em forma de “fatia de pizza”) e pintei em verde. Com um contorno em verde mais escuro.
- Como achava que ainda faltava alguma coisa á minha máscara surgiu a ideia de fazer uma libelinha que esta de alguma forma relacionada com os nenúfares. Foi construída toda em arame enroscado e depois acrescentei algum dourado e foi com esse que construi os olhos da mesma. O contorno das asas foram feitas em arame e o interior com tule depois untado com brilhantes dourados. Com a ajuda do arame agarrei a libelinha á máscara.
E ficou assim finalizada.















Auto avaliação
Na minha opinião este trabalho teve um resultado muito positivo e eu desde do inicio que tive algumas expectativas acerca do resultado final e acho que foram conseguidas. Eu gostei muito de o ter realizado e aprendi muitas coisas com ele nomeadamente fazer flores em papel entre outras…



Funcionamento e cumprimento dos objectivos
Acho que os objectivos foram cumpridos, tentei inspirar-me no quadro do pintor que escolhi e correu tudo bastante bem. As ideias foram surgindo ao longo do processo mas isso é o que acontece em todos os trabalhos, melhores ideias vão surgindo…

Problemas surgidos tarefas não concretizadas e como foram ultrapassadas a s dificuldades
O problema maior foi no inicio porque fiquei um pouquinho assustada com o facto de ter que me inspirar num quadro para a minha máscara, e ao fim de ver variadíssimos quadros não tinha ideias para a minha ela, isso deixou-me preocupada… Depois as coisas foram-se compondo, achei piada as nenúfares do quadro de Van Gogh e achei que flores seria um tema interessante. A partir dai as coisas foram evoluindo e eu gostei muito do resultado final.

A minha opinião acerca dos outros trabalhos e o grupo turma
Do meu ponto de vista todos os trabalhos das minhas colegas estão bastante bons, sem excepção. E muito sinceramente acho que funcionamos bastante bem como equipa de trabalho. Embora os nossos trabalhos sejam individuais existe um espírito de equipa e entre ajuda bastante forte. Acho que estamos todas de parabéns



Sugestões
Como já tinha dito na reflexão anterior (projecto animal fantástica) os trabalhos práticos são bem mais interessantes e este da máscara de gesso não foi excepção eu gostei muito.
Em relação ao que mudava na minha máscara, não sei se mudava alguma coisa porque gosto dela assim como esta. Mas é claro que nós podemos sempre aperfeiçoar alguma coisa e se a fizesse de novo teria outras ideias.
































1 comentário:

mia sofia disse...

ai o Português!!!!!!!!!
Natália já não me surpreende... estou sempre à espera de algo interessante e a natália concretiza em pleno os meus desejo.... que mais dizer?! Parabéns